WhatsApp Image 2019-04-25 at 12.37.22 (1)

Redes de Proteção: Saiba a Importância

           O artigo de hoje irá tratar sobre um assunto de grande importância para muitas pessoas, principalmente se essas moram em prédios e tem crianças ou animais na família, que são as Redes de proteção. Mas você sabe o que é isso ou para que serve? Se não, continue a leitura deste artigo e fique sabendo tudo sobre o assunto e seus benefícios.

            Para que a leitura seja mais clara, primeiramente deve-se entender melhor o que são as redes de proteção. Basicamente, pode-se definir redes de proteção como um conjunto de malhas entrelaçadas que tem como objetivo principal proteger pessoas e/ou animais que moram ou circulam no ambiente de sua instalação contra possíveis quedas. No entanto, há de se ressaltar que as redes de proteção são capazes protegerem apenas acidentes, já que não é possível que a mesma garanta a segurança em casos de passagens voluntárias.

Onde são utilizadas redes de proteção?

            Como já dito anteriormente, redes de proteção são comumente usadas em janelas de prédios, mas também podem ser aplicadas a casas, mezaninos, varandas e ainda na construção civil de forma que venha a evitar possíveis acidentes na obra e garantir assim a segurança dos trabalhadores.

Porque investir em redes de proteção?

            A grande vantagem de se investir neste tipo de serviço, é em relação a segurança, já que crianças ou animais de estimação correm sérios riscos a grandes alturas quando por vezes uma janela é esquecida aberta. Ressalta-se ainda a importância de redes de proteção não apenas para casas que possuem crianças ou animais, mas sim aquelas que recebem visitas dos mesmos com frequência, como por exemplo, a casa de uma avó que seguidamente ou ainda que eventualmente receba a visita das crianças.

Quais os tipos de redes de proteção disponíveis no mercado atualmente?

         Atualmente, há no Brasil dois tipos diferentes de redes de proteção:

  • Polietileno: Este tipo de rede tem aspecto plástico, e é de alta resistência ao desgaste já que é impermeável. O material deste tipo de rede de proteção é utilizado na fabricação de amarras para navios, e ainda na fabricação de correias e pneus, mostrando assim toda a sua confiabilidade.
  • Poliamida: Este tipo de rede de proteção é tão resistente quanto a anterior, no entanto, a mesma não deve ser utilizada em locais expostos as forças da natureza já que não são impermeáveis, e logo apresentam um tempo de vida menor que a feita de Polietileno.

Existe algum tipo de norma ou lei referente as redes de proteção?

Legalmente, ainda não há leis que obriguem a utilização destas redes de proteção. No entanto, como tudo referente a segurança, há normas a respeito da sua fabricação e instalação que se fazem necessárias de serem cumpridas sob o risco de responder por negligência.

De forma geral, a fabricação e instalação devem ser feitas de acordo com a NBR 16046/2012, que se divide em: NBR 16046-1 (Parte 1 – Fabricação da Rede de Proteção); NBR 16046-2 (Parte 2 – Corda para a Instalação da Rede de Proteção) e NBR 16046-3 (Parte 3 – Instalação), e que tratam exclusivamente sobre redes de proteção.

Agora que você já sabe a importância de ter redes de proteção seja na sua casa ou no seu serviço, entre em contato conosco e faça o seu orçamento. 

Comece a compartilhar este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email